1 álbum a cada 15 dias

CAJU

CAJU ✧ ════ ★★★★★ ════ ✧
O nome dela não é Caju à toa.
Eu demorei pra escrever essa review pq eu precisava de mais tempo com ele, pra entender as nuances, pra ler as letras, ouvir a melodia e, principalmente, sentir o álbum, deixar ele entrar e reverberar toda a estrutura.
Amo o quão brasileiro é esse álbum, desde o nome até cada faixa com ritmos que só nossa terra produziria e letras que só nossa língua seria capaz de conjurar.
É um álbum sobre uma coisa: a Liniker, ou melhor, a Caju, mas essa "uma" coisa é imensa de outras coisas, e todas as faixas cuidam muito bem de cada aspecto desse caju. É lindamente pessoal, cuidadoso em detalhar o sentimento mas nem um pouco cuidadoso no sentimento em si, nesse caso é sobre sentir sem se segurar. É sobre ser humana e sobre a beleza de ser.

★ Favoritas:

CAJU
VELUDO MARROM
FEBRE
DEIXA ESTAR
TUDO

☆ Menções honrosas:

ME AJUDE A SALVAR OS DOMINGOS
AO TEU LADO
POPSTAR
TAKE YOUR TIME E RELAXE


CAJU

Você entra no avião com calma, guarda sua mala, senta, tá aproveitando a vista, e sem nem perceber você já tá no ar. Agora não tem mais volta, bota o cinto que a viagem é longa

Quando eu alçar o voo mais bonito da minha vida
Quem me chamará de amor, de gostosa, de querida?
Que vai me esperar em casa, polir a joia rara
Ser o pseudofruto, a pele do caju?

TUDO

Que delícia!
Boa demais pra dançar, gostosa de cantar, maravilhosa de ouvir

Se eu for imensa pra você
Sinto muito

VELUDO MARROM

Essa aqui é de outro mundo, o final então...
Ela me lembra um pouco Pluto Projector, mas melhor

AO TEU LADO

Confesso que por essa ser mais lenta eu não ouço tanto, mas ela é linda de morrer
E aqui tá uma das coisas q esse álbum faz muito bem: apesar de ter muitas faixas q a letra repete bastante, não fica enjoativo pq a melodia muda, entra um novo instrumento, ou oq tava toca de um jeito diferente, ou entra um feat e ai muda só de ser outra pessoa com outra cadência cantando, enfim, ela não deixa a bola cair Também não da pra deixar de falar dos últimos versos, outra coisa que esse álbum adora fazer: elevar a música a outro nível, pq sim, a música já é boa, mas pra Caju nada é tão bom que não pode melhorar

ME AJUDE A SALVAR OS DOMINGOS

Essa daqui é uma vibe, é uma tarde de domingo espremida e impressa em um vinil, só não tá nas favoritas pq também pegou o detalhe ruim dos domingos: domingo a noite é chato
E assim, não me entenda mal, gostei muito dos instrumentais na 2º metade, mas depois de um tempo perdeu a novidade, ai só ficou chato, diferente de VELUDO e AO TEU LADO que acho q seguram seus 7 minutos muito bem
Resumindo: maravilhosa, mas deu 3:30 eu to indo pra próxima, quem ficar que aproveite a festa!

PAPO DE EDREDOM

Outra que é uma delícia de ouvir! O feat complementa muito bem E essa letra aqui é sacanagem, genial demais

Beijo na boca, no mar (tão bom)
Dançar ao som de Dja...
Vamos revirar os olhos de manhã

POPSTAR

Todo mundo merece amor, até uma pop star

Gosto dessa por ser não só sobre amor próprio, mas é quase um "é, eu SOU muito areia mesmo, e meu caminhão é imenso, vai trazer um caminhão maior ou vai só ficar olhando?"
Voltamos no "Se eu for intensa pra você, sinto muito", e é um ótimo momento pra falar do quão conectado esse álbum tá, nessa música ela já deixa um gancho pra POTE DE OURO, e o final da música faz a transição pra FEBRE, sem pausas
Isso sem mencionar as outras músicas que também desaguam umas nas outras, letra que puxa ideia, nota 1000 em coesão e coerência

FEBRE

ESSA É BOA DEMAAAAAIS, quero essa aqui tocando em qualquer churrasco q eu for, tem que entrar nos repertórios fixos JÁ! O toquinho de ligação a cobrar é a cereja do bolo!
É PURO MEU AMOR E SINCERO, NÃO TEM LERO-LERO!

DEIXA ESTAR

Se FEBRE é pros churrascos, essa daqui é pra todas as festas a noite!
Um trio maravilhoso cantando, uma letra gostosa e um ritmo divertidíssimo!
Não consigo parar de cantar

24 horas na TV, só passando reclame
Nunca aparece você

TAKE YOUR TIME E RELAXE

Um encerramento maravilhoso, um respiro pra descansar da descarga intensa de emoções. É aquele selinho no final do beijo pra selar o sentimento
A carta aberta que finaliza a apresentação dessa maravilhosa pessoa (pessoa? personagem?) que é a Caju, e uma bela despedida (que nada, boto pra toca de novo na mesma hora) do lindo Caju